Como você já sabe, o balanceamento do carro deve ser realizado periodicamente — ou sempre que você sentir que a direção trepida conforme a velocidade aumenta. Mas quais são os prejuízos que um veículo mal balanceado pode gerar?
Infelizmente, os efeitos da falta desta manutenção vão muito além do simples desconforto gerado pela trepidação. A falta de uma rodagem adequada leva ao desgaste prematuro de várias peças que, além de custarem caro, ainda podem se quebrar e causar acidentes graves.
Veja, abaixo, os prejuízos que você pode levar ao adiar o balanceamento das rodas do seu carro!
Rolamentos
Os rolamentos são as peças que dão mobilidade e equilíbrio ao conjunto da roda. O carro possui quatro rolamentos, distribuídos igualmente.
Caso haja desbalanceamento em um dos conjuntos, a trepidação pode fazer com que o rolamento precise se esforçar mais para girá-lo, causando desgaste prematuro da peça.
Se o rolamento se quebrar, a roda pode travar, causando acidentes. Trata-se de um problema extremamente perigoso, sobretudo em estradas.
Amortecedores
O excesso de trepidação pode fazer com que os amortecedores do veículo trabalhem em dobro para manter a estabilidade do veículo.
A vida útil de um amortecedor, que chega a 40 mil km, pode ser limitada à metade disso. E um conjunto novo de amortecedores, dependendo do veículo, pode ultrapassar a casa dos mil reais.
Pneus
O desbalanceamento faz com que o pneu não gire de forma redonda, reduzindo a área de contato de determinadas partes da borracha com o solo.
Assim, o seu pneu vai se desgastar de forma irregular e prematura, diminuindo sua eficiência e vida útil.
Peças do painel e acabamento
Dependendo do nível de trepidação, o acabamento do carro pode sofrer. O desbalanceamento provocado por excesso de barro no interior das rodas faz com que o carro trepide excessivamente, sobretudo acima dos 80 km/h.
Essa trepidação pode fazer com que as peças do painel fiquem frouxas e até mesmo se soltem em determinados momentos, gerando barulhos no interior do carro.
É bom lembrar que os carros atuais possuem acabamento frágil, com excesso de plásticos e borrachas mais leves, tornando-se mais suscetíveis a problemas causados pela falta de balanceamento.
Consumo de combustível
Um carro desbalanceado não roda com a mesma desenvoltura. A medida em que a velocidade aumenta, a trepidação também se torna maior, o que faz com que o motor precise se esforçar mais para conseguir manter a velocidade desejada.
O resultado disso é um aumento sensível no consumo de combustível, o que vai pesar no seu orçamento.
Dirigibilidade
Quando o carro está desbalanceado, quanto mais rápido você anda, menos contato com o solo as rodas são capazes de manter.
Isso significa que você terá respostas mais lentas ao volante quando precisar fazer desvios de emergência, por exemplo. Além disso, a estabilidade em curvas também fica prejudicada.
Tudo isso pode causar acidentes graves, trazendo prejuízos não só financeiros, mas também relacionados à falta de segurança para você e os passageiros.
Viu só como o balanceamento é fundamental para o bom funcionamento do seu carro? Se você gostou deste post e quer receber nosso conteúdo diretamente em sua caixa de e-mail, assine a nossa newsletter agora mesmo!