Não existe regra para realizar essas manutenções tão essenciais. Mas tem como saber a hora certa para o seu carro.
O balanceamento e alinhamento do seu veículo estão diretamente ligados a sua segurança e de seus passageiros, pois interferem na direção do carro já que estão ligados aos pneus. Como parte importante da manutenção preventiva dos veículos, esses itens não têm regras gerais, pois variam muito de caso para caso. Entretanto, existem sim maneiras de saber em apenas alguns passos como identificar a necessidade de realizar o balanceamento e alinhamento para assim manter seu carro em ordem e a direção em plenas condições.
- Primeiro sinal de que seu carro necessita fazer uma revisão no balanceamento: trepidação do volante;
- Primeiro sinal de que seu carro necessita fazer uma revisão no alinhamento: a direção começa a puxar para os lados;
OU SEJA: direção irregular, principalmente em altas velocidades, significa que está na hora de ajustar esses dois itens!
- Se você roda muito com o carro e passa por vias de chão sem asfalto ou em más condições, é indicado balancear e alinhar o carro a cada 3 meses;
- Se você anda pouco com o carro ou se transita por vias em boas condições, o indicado é a cada 6 meses;
- Existem outros dois motivos para sentir a direção do veículo irregular e o gasto dos pneus: cambagem ou caster fora do lugar. Se os pneus estão gastos de dentro para fora, fique atento quando for levar seu carro a uma oficina. Peça para que sejam verificadas a cambagem e o caster, pois este é o caso do conserto dessas peças e não de balanceamento e alinhamento.
Vale lembrar que o cuidado com os pneus também é muito importante. Saiba mais sobre o assunto em nossas matérias especiais sobre tipos de pneus e qual o momento ideal para trocá-los.