Você já parou para pensar sobre a importância da resistência do ar em tudo o que fazemos? Ele afeta tudo o que ronda a nossa vida, inclusive o desempenho e a aerodinâmica do carro.
Quando uma montadora projeta um veículo, ela leva em conta os efeitos que o ar terá sobre ele quando estiver em movimento. Este efeito do ar sobre os objetos em locomoção é o que chamamos de aerodinâmica.
Quer saber mais sobre esse assunto e entender como isso afeta o seu carro? Continue a leitura e confira:
Aerodinâmica do carro na prática
Quando o carro está em movimento, ele se comporta como se estivesse atravessando uma parede de ar. E quanto maior a velocidade atingida pelo veículo, maior é a ação do ar sobre ele.
Veja, por exemplo, os carros de corrida: todos utilizam um equipamento chamado aerofólio. A peça é responsável por canalizar o ar deslocado pelo movimento do veículo, forçando-o contra a pista, criando mais aderência. Já nos aviões, ocorre o contrário: as asas são projetadas para canalizar o ar para cima, mantendo a aeronave no ar.
Cálculo do coeficiente aerodinâmico
A relação entre o carro e a aerodinâmica é medida pelo coeficiente aerodinâmico. Os projetistas trabalham para buscar um coeficiente aerodinâmico cada vez menor, que favoreça o desempenho, a segurança e a economia dos veículos.
A medição do coeficiente aerodinâmico do carro é realizada em um equipamento chamado túnel de vento, presente em muitas fábricas de automóveis. Basicamente, trata-se de um ambiente que simula o fluxo de ar em várias situações, utilizando um potente ventilador. Com isso, os projetistas podem saber como se dá a passagem dos fluxos de ar pelo carro e calcular o valor do coeficiente. Quanto menor o valor obtido, melhor a relação do carro com o ambiente que o cerca.
Os carros brasileiros atuais possuem coeficientes aerodinâmicos que giram em torno de 0,50. Os superesportivos mais desenvolvidos do mundo, possuem um coeficiente de mais ou menos 0,20.
Economia, desempenho e segurança
Mas como o coeficiente aerodinâmico afeta o desempenho do carro? É simples: quando você estiver no seu carro, a mais ou menos 80 Km/h, experimente colocar o braço para fora da janela, com a mão aberta e os dedos bem fechados. Você vai ver que a resistência do vento vai tentar arrastar seu braço para trás. Se você abrir os dedos vai conseguir vencer o ar com mais facilidade.
Se você sente este efeito no seu corpo, seu carro também sente a mesma coisa, quando está nesta velocidade. Quanto menor for o coeficiente aerodinâmico, mais facilmente ele conseguirá vencer o ar.
Isso significa que você precisará aplicar menos aceleração para vencer a resistência do ar, com isso, conseguirá mais desempenho, gastando menos combustível. Além disso, com um carro que sofre pouca influência do vento, você consegue contornar curvas com mais segurança e menos propensão a perdas de controle repentinas.
Dicas para ajudar na aerodinâmica
Mesmo que você tenha um carro com bom coeficiente aerodinâmico, algumas dicas podem ser fundamentais para que você melhore o desempenho do veículo. Você pode, por exemplo, evitar viajar com vidros abertos, pois o projeto do carro no túnel de vento, certamente, foi baseado na utilização das janelas fechadas.
Observe, também, a parte de baixo do seu veículo. Ele pode estar com alguma peça solta, ou mesmo o escapamento fora do lugar. Isso poderá criar uma resistência desnecessária ao ar.
Por fim, mantenha os pneus calibrados e as rodas balanceadas. Quando isso não ocorre, o carro pode trepidar em velocidades mais altas, afetando a aerodinâmica do veículo.
E você, gostou do conteúdo? Restou alguma dúvida sobre o funcionamento da aerodinâmica do carro? Compartilhe conosco nos comentários e participe!