Com cada vez mais recursos mecânicos e eletrônicos, os automóveis têm oferecido uma grande variedade de equipamentos para os motoristas. Apesar disso, por mais que alguns modelos tenham sensor de chuva, retrovisores retráteis, espelhos direcionais, dentre outros recursos, existem alguns equipamentos que são indispensáveis para se ter em um carro. Confira a seguir alguns deles!
ABS e Airbag
Itens de segurança que passaram a ser obrigatórios no Brasil nos carros que saíram de fábrica a partir de 2014, o ABS e o airbag são essenciais. Os dois equipamentos contribuem de forma significativa para salvar vidas. O primeiro é responsável por evitar o travamento das rodas em caso de frenagens de emergência, que garante ao motorista a possibilidade de mudar a direção do carro em situações de perigo. As bolsas de ar, os famosos airbags, em conjunto com o cinto de segurança, se tornam indispensáveis para proteger a cabeça dos ocupantes em caso de uma colisão frontal. Porém, não há como exigir esses itens nos veículos feitos antes de 2014.
Regulagem do volante
Encontrar a posição mais confortável para dirigir é fundamental para manter a postura correta durante um trajeto. Tanto em percursos mais curtos, quanto nas viagens longas, se posicionar adequadamente no banco e segurar o volante de forma confortável evita desgastes na musculatura de braços, pescoço e costas. Por isso, os sistemas de regulagem de profundidade e de altura do volante são fundamentais para garantir uma condução mais segura e menos cansativa.
Sensores de estacionamento
Poucas são as pessoas que dizem gostar de manobrar um carro. Em diversas ocasiões, o toque num carro que está estacionado numa rua ou uma encostada na parede de uma garagem é algo inevitável e desagradável. Os sensores e câmeras de estacionamento facilitaram muito a tarefa de verificar o espaço disponível para encaixar o veículo numa vaga, principalmente as mais apertadas. Diversas montadoras colocam este acessório como item de fábrica, mas, se o veículo for mais velho, é possível instalar os sensores e os sistemas de visualização de imagem da traseira do veículo para diminuir o tormento de estacionar.
Direção assistida
Assim como outros itens dos automóveis, os sistemas de direção evoluíram de forma considerável ao longo dos tempos. Os sistemas que deixam a direção mais leve são amplamente difundidos, aumentam o conforto e valorizam um carro tanto na hora da compra, quanto na hora da venda. Quando um carro possui direção hidráulica, elétrica ou eletro-hidráulica, é muito difícil que um motorista dispense este item ao adquirir um novo automóvel.
Ar-condicionado
Em algumas cidades do Brasil o ar-condicionado não é visto um opcional, mas como um item obrigatório. Porém, o equipamento que salva o conforto dos ocupantes do carro em diversas cidades brasileiras, também atua como um elemento de segurança para o motorista. O uso do ar-condicionado possibilita uma troca do ar no interior do automóvel que ajuda a prevenir o embaçamento dos vidros em caso de chuva.
Centrais multimídia
Os pequenos monitores instalados no painel de alguns modelos de carros contém uma série de funcionalidades e comodidades. Desde o GPS, indispensável para traçar rotas e não se perder nas ruas, até a conexão por bluetooth, que permite conectar o dispositivo do carro a um aparelho telefônico, por exemplo. Além de eliminar os fios, o sistema, às vezes integrado a controles instalados no volante, permite ao motorista manusear o equipamento com as duas mãos na direção.
Gostou do nosso artigo? Você acrescentaria algum equipamento indispensável para se ter no carro? Deixe seu comentário no post!