Há carros que têm quilômetros de rodagem e continuam com a aparência de quando eram novos em folha. Outros veículos, porém, não parecem ter tanta sorte e logo começam a apresentar problemas ou ficam com a aparência envelhecida.
A realidade é que a conservação do carro se deve muito em vista de alguns cuidados que o dono do carro terá ao longo de sua utilização. Abaixo, você confere 3 recomendações que todo amante de carros deve ter para manter seu veículo ainda mais conservado:
1) Faça manutenções preventivas
Muitas pessoas acreditam que só devem enviar o carro para o mecânico quando ele começar a apresentar problemas, mas a verdade é que o ideal é realizar manutenções preventivas sempre que possível. Isso evita que os componentes do veículo sofram com desgastes e acabem prejudicando outras áreas do automóvel.
Programe visitas ao mecânico pelo menos três vezes ao ano. Troque o óleo, verifique os freios e verifique o estado da bateria. Não deixe de dar uma conferida nos pneus do carro, para garantir que eles não estão muito gastos ou baixos, pois isso pode deformar seu veículo e prejudicar seu funcionamento. Tomando esses cuidados, você garante que seu carro rode por muito tempo e que os itens originais de sua estrutura tenham uma vida útil maior do que o previsto.
2) Deixe o veículo limpo e com aparência impecável
Cuidar da aparência do seu carro nunca é demais, principalmente se você está querendo deixa-lo com um aspecto mais conservado.
Lave-o sempre que passar por estradas de terra e procure cobri-lo à noite para protegê-lo do sereno e mantê-lo com um visual mais limpo.
Quando possível, leve seu veículo para uma oficina e peça a realização de serviços de polimentos e cristalização, pois assim é possível preservar a pintura original do automóvel, além de consertar possíveis imperfeições, como riscos e manchas.
Não deixe de limpar o interior do carro, mas tome cuidado quando limpá-lo internamente ou externamente: o acúmulo de água em algumas regiões pode causar a corrosão da carroceria. Por isso, preste atenção no momento de secar seu carro para evitar que isso aconteça. Uma dica é rodar um pouco com o carro depois da limpeza para eliminar as áreas na qual a água está acumulada.
3) Aqueça o motor quando for dirigir
Essa recomendação é conhecida por alguns, mas nem todo mundo a segue a risca. O fato é que o motor dos carros, tanto os mais antigos, quanto os mais novos, foi desenvolvido para rodar a uma determinada temperatura.
Quando se aquece o motor antes de começar a andar definitivamente com o veículo, os riscos de danos no motor diminuem e o desempenho da máquina melhora.
Há ainda uma última dica para garantir uma melhor atuação do motor: limpar válvulas injetoras com certa regularidade, pois elas podem ser danificadas por combustíveis de má qualidade comercializados em alguns postos do país.
Seguindo essas indicações, é possível preservar tanto a aparência, quanto os componentes internos de um veículo, evitando o desgaste prematuro das peças e fazendo com que seu desempenho seja muito mais satisfatório do que os de outros carros com a mesma idade.